quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ILU_Portfólio_G2


Modelo: Bruna Trindade
Maquiagem: Vic Zamboni
Luz: Ambiente
Foto: Caroline Alves




Modelo: Vic Zamboni
Luz: Clássica
Foto: Caroline Alves


Fotografia de produtos: Vidros
Foto: Caroline Alves





Modelo: Maurycia Alves
Luz: Curta
Foto: Caroline Alves


Fotografia de produto
Foto: Caroline Alves


Modelo: Guilherme Bonatto
Luz de janela
Foto: Caroline Alves



Modelo: Pâmela Kestering
Luz de janela - Produto
Foto: Caroline Alves


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Iluminação - Definição da Luz, Cartão cinza e Cartão cor

Luz: é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é sensível é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As grandezas da luz podem ser representadas pela intensidade, frequência e polarização, sendo a intensidade identificada pelo brilho, a frequência pela cor e a polarização pelo ângulo de vibração.

Cartão cinza: é um cartão feito de papel ou plástico, que reflete uma porcentagem conhecida de luz que incide sobre ele. Tem um lado cinzento, que reflete 18% da luz e que corresponde ao cinza médio na escala de cinzas. O outro lado geralmente é branco e reflete 90% da luz. É de grande importância, pois serve como padrão na aferição de fotômetros e flashmeters para uma perfeita exposição fotográfica (EV). A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário. 














Cartão cor: O cartão cor possui 24 cores, mas pode possuir até 140 cores. Usado para a calibragem das cores de câmeras fotográficas, scanners, impressoras, monitores entre outros equipamentos. O mesmo reflete fielmente as cores, seja um luz externa ou em luz artificial. Com o uso deste cartão teremos um branco perfeito e cores fiéis.


 Fonte: Wikipédia.

Iluminação – Café



Assunto: Produção de café
Luz: Fresnel – luz contínua
Produção: Laís, Flávia, Caroline e Pâmela
Professor: Fernando Pires 2013/2

Iluminação - Propriedades físico-ópticas da luz

- Transmissão: é produzida quando a luz atravessa um objeto colorido. Parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto.
- Reflexão: acontece quando a luz chega a um objeto e rebate ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira direta ou difusa.
Direta: é produzida quando a luz reflete de uma superfície lisa (espelho). A luz vai refletir no mesmo ângulo no qual incide/chega a essa superfície. Lei da reflexão.
Difusa: é produzida quando a luz chega a uma superfície ou objeto que tem textura, (parede com textura).
- Absorção: Consiste na diminuição da energia de uma radiação, neste caso a luz, na sua passagem através da matéria, isto é, uma acumulação na matéria de parte da energia proveniente de radiações luminosas.
- Refração: É o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente. 
- Difração: Denomina o desvio sofrido pala luz ao passar por um obstáculo, tal como as bordas de uma fenda em um anteparo.
- Polarização: É quando a luz que se propaga em todos os planos, passa por uma fenda a qual "drena" essas ondas, deixando ela em uma só, assim passa a se propagar em um único plano.


Fontes: Brasil escola, Infopédia, Mundo educação, Infoescola.