segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Iluminação - Definição da Luz, Cartão cinza e Cartão cor

Luz: é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é sensível é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As grandezas da luz podem ser representadas pela intensidade, frequência e polarização, sendo a intensidade identificada pelo brilho, a frequência pela cor e a polarização pelo ângulo de vibração.

Cartão cinza: é um cartão feito de papel ou plástico, que reflete uma porcentagem conhecida de luz que incide sobre ele. Tem um lado cinzento, que reflete 18% da luz e que corresponde ao cinza médio na escala de cinzas. O outro lado geralmente é branco e reflete 90% da luz. É de grande importância, pois serve como padrão na aferição de fotômetros e flashmeters para uma perfeita exposição fotográfica (EV). A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário. 














Cartão cor: O cartão cor possui 24 cores, mas pode possuir até 140 cores. Usado para a calibragem das cores de câmeras fotográficas, scanners, impressoras, monitores entre outros equipamentos. O mesmo reflete fielmente as cores, seja um luz externa ou em luz artificial. Com o uso deste cartão teremos um branco perfeito e cores fiéis.


 Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário